sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Uma breve história da Prostituta

A mulher ofertas aos seus encantos ao gozo alheio entre ela e a prostituta certas diferenças que a mulher culta e de maneiras elegantes, que não se presta ao comércio público com o seu corpo.

Na Grécia eram designadas com o nome de "hétera " ou "hetaria "  e entre as numerosas referências da literatura, em especial da Ática, do século V antes de nossa era, figura uma de Demóstenes que aconcelha: " É necessário três classes de mulheres : as 'héteras' para deleite da alma, as 'palaques' para o gozo dos sentidos, e as 'matronas' para perpetuar nossa estirpe e administrar nossa casa" . Contudo em Atenas como em Corinto e em Cós, se aplicava as cortesãs a mesma taxa que ao vinho, às bebidas, a cevada, e às vendas de toda espécie, pelo que essa classificação não deixa de ser um puro artifício idealista.  Em Roma , à medida que o Império "envelhecia" ,a prostituição deixou de ter um caráter sagrado,passando a ser vulgar ,e a condição de "meretrix" ,aplica às cortesãs,  pouco diferia da de "lupae" própria das prostitutas. Por outro lado era muito difícil distinguir uma prostituta de uma mulher honesta . O Kama Sutra de Vatsyayana descreve as cortesãs da Índia como mulheres que cumprem uma função religiosa e social . Neste livro, ensina-se às cortesãs os meios que devem empregar para atraírem os homens desejados. Também se explica como se deve ganhar dinheiro, quais os sinais de fadiga de um amante, a maneira de abortar e a que direitos têm opção.  Também distingue várias classes de cortesãs : as alcoviteiras, as criadas,as pervertidas, as bailarinas , as obscenas, as presunçosas,  e as cortesãs de classe inferior. 

A melhor imagem da cortesã ou "hétera " grega nos é dada pela gueixa japonesa.  Nas casas de chá, acompanhadas pelo som do 'shamissem ' recitam suaves poemas de caráter elegante e delicado.  Toda a sua educação, que costuma a começar na infância, está orientada no sentido de agradar aos outros ,sendo seu aprendizado longo e difícil.  São ensinadas a cantar e a dançar, a comportar-se nas cerimônias e em especial na do chá,  a fazer flores, a andar , a vestir-se etc. . Sobre elas tem autoridade o comprador que as adquiriu e que se encarregou de sua educação, verdadeiro explorador dessas mulheres,  que as prepararam pra casarem, têm que um homem estar disposto a pagar pelo seu resgate.

As civilizações cristãs têm sido mais rigorosas para com as cortesãs, apesar do exemplo de Jesus perdoado a Maria Madalena.  Teodora, cortesã cipriota, que se casou com o imperador Justiciano em Bizâncio, perseguiu implacavelmente suas companheiras ; e na Idade Média era frequentemente ordenada a expulsão ou execução como castigo por aplacar as irás celestes, fomes e outras calamidades. Em Roma, e na época de Paulo IV ,os jovens nobres ainda se acreditavam no meio de queimar as casas dessas mulheres que eles frequentavam. Em alguns lugares não tinham o direito de se casarem ,e eram isoladas em guetos. Em Toulouse, eram proibidas de transpor as portas de um convento. Em Beaucaire, numa festa que celebrava anualmente,  eram postasse a correr no hipódromo, até caírem exaustas e sem alento até a morte. Em Mântua, eram obrigadas a comprar todos os objetos que tocavam por deixarem impuros e leprosos a pena de não comprar o objeto do qual ela tocou era a prisão seguida de tortura e morte.

As 13.000 cortesãs, que acompanharam os cruzados em sua volta, modificaram essa situação, e as autoridades eclesiásticas tentaram regularizar o fenômeno.  Permitiu-se assim que se estabelecessem próximos das igrejas e que assistissem às missas , e cerimônias religiosas. Os superiores e abadessas dos conventos fundaram as "casas de Madalena " para pecadoras arrependidas, como a que ainda existe em Sainte Baume,  na Provença.  Do mesmo modo,  Frederico III lhes concedeu licenças comerciais para vender vinhos ,explorar casas de banho etc.

Durante o Renascimento, especialmente na Itália, as cortesãs alcançaram uma brilhante categoria social ,e houve cortesãs escritoras. Ermanossa de Corinto é autora de um tratado que ensina as práticas para proporcionar amor psíquico.  Tulli d'Aragona escreve Dell' Infinità d' Amore. Verônica Franco ,amiga de Henrique IV, e de Domencio Vaniero,  compunha poemas. Margarita Emilliani, Cornelia Griffo, e Branca Saratton constituem outros tantos escritos na literatura.

Em fins do século XIX,  Schopenhauer ainda quis demonstrar até que ponto a dama ocidental tem na prostituta um contraponto necessário. Porém a Revolução Francesa marca o fim de sua influência social e política. 

Revendo todas as evidências sobre Madalena, por que a Igreja quis fazer dela uma prostituta e extrema pecadora aos olhos dos fiéis? Segundo os estudiosos, isso aconteceu porque a Igreja queria utilizar as poucas e confusas “sugestões” (interpretando da forma dela) da Bíblia sobre Maria Madalena para manter as mulheres fora do clero.

Os evangelhos que continham mais escrituras sagradas sobre ela foram considerados “apócrifos”, ou seja, eles não estavam de acordo com os cânones do cristianismo nascente. Era mais conveniente para a Igreja excluí-los.

Os evangelhos, conforme conhecemos hoje, não foram estabelecidos como cânone até o quarto século, numa época em que a Igreja mais definitivamente queria deixar claro que os seus escalões superiores seriam formados apenas por homens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...