terça-feira, 8 de agosto de 2017

Jean Piaget : O educador

A ideia de considerar o grande epistemológico e psicólogo suíço educador poderia surpreender à primeira vista: de fato, como chamar de "educador" a Jean Piaget, que "Em matéria de pedagogia, não tenho opinião " (Bringuier, 1977 pgina. 194) ,e cujo os escritos sobre educação não ultrapassa 3% de sua obra?

A perplexidade pode ser totalmente justificada quando pensa exclusivamente na produção científica do próprio Piaget. Porém, torna-se menor quando se pensa no considerável número de obras de outros autores que se referem às implicações educacionais da obra piagetiana. De fato, há muitos anos, inúmeros educadores e pedagogos de diversos países se referem explicitamente à obra de Piaget para justificar suas práticas ou princípios. Mas trata-se sempre da mesma interpretação?  Faz-se referência invarialmente à psicologia de Piaget, ou envocam-se outros aspectos de sua obra complexa e multiforme? A qual dos tão diversos "Piagets" devem-se as contribuições mais importantes: ao Piaget biólogo, ao epistemológico, ao psicólogo e ao filósofo,  ou se está particularmente em dívida com "político " da educação __que é como se poderia qualificar o Piaget diretor do Bureau Internacional de Educação?

    O combate de uma vida: a ciência 
Comecemos pintando o pano de fundo. Figura típica de acadêmico "iluminado ", Jean Piaget lutou toda a sua vida contra as instituições e os preconceitos intelectuais de sua época __e,talvez, também,contra suas próprias preocupações espiritualistas e idealistas da juventude __para promover o enfoque científico.

Incitado por um pai "de espírito escrupuloso e crítico, que não gostava das generalizações apressadas ";iniciado muito cedo à precisão naturalista pelas mãos do malacólogo Paul Godet, diretor do Museu de História Natural de Neuchatel, sua cidade natal; lançado, ainda estudante, na arena da confrontação científica internacional ,em 1911, com idade de 15 anos, publica seus primeiros trabalhos em revistas de grande circulação. Piaget foi muito rapidamente seduzido pelo charme e pelo rigor da pesquisa científica. Escutemos suas próprias palavras:

"Esses estudos por que fossem, foram de grande utilidade para minha formação científica; além disso funcionaram, poderia dizer, como instrumentos de proteção contra o demônio da filosofia. Graças a eles, tive o raro privilégio de vislumbrar a ciência e o que ela representa antes de sofrer as crises filosóficas da adolescência. Ter tido a experiência precoce destes dois tipos de problemática construiu, estou convencido, o motivo secreto da minha atividade posterior em psicologia "

Assim, apesar deduas importantes "crises de adolescência ",uma religiosa e outra filosófica, Piaget chegou, progressivamente à convicção íntima de que o método científico era a única via de acesso legítima ao conhecimento, e que os métodos reflexivos ou introspectivo da tradição filosófica, no melhor dos casos, só podiam contribuir para elaborar certo tipo de conhecimento.

Essa convicção, cada vez mais forte, determinou as opções básicas que Piaget adotou até os anos 20 do século passado e que ele nunca mais modificou, seja no campo da psicologia que decidira estudar; seja no campo da política acadêmica que decidira defender ;seja, finalmente, no compromisso que aceitara enfrentar diante dos problemas da educação.

No que diz respeito à psicologia dizia : "Isso me fez adotar a decisão de consagrar minha vida à explicação biológica do conhecimento, abandonando, assim, após um interesse inicial, vinculando à sua própria experiência familiar, a psicanálise e a psicologia patológica.

Quando a seu trabalho de pesquisador e de professor universitário, a preocupação constante que estimulava e orientava sua obra e sua vida
Inteira foi a de conseguir o reconhecimento, em particular de seus colegas no campo das ciências físicas e naturais, de caráter também científico das ciências do homem mais especificamente da psicologia e epistemologia. Quando à sua atitude e seu engajamento no campo da educação, sua posição o levou naturalmente a reconhecer, desde o princípio de sua participação ativa como estudante, o caminho privilegiado para incorporar o método científico na escola.

    O descobrimento da infância e da educação.

DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO E LEITURA.

 Desde os primórdios até hoje em dia a educação no conceito de linguagem e leitura surgiu como um dos métodos de organização: social, científica e cultural, pois para que possamos entender e aprofundar os conhecimentos na linguagem o contexto histórico mostra a sua essência na escrita _Podemos citar por exemplo a pré -história o homem molda a escrita com desenhos retirando a tinta da seiva de folhas ou sangue de animais, logo percebemos com o decorrer do tempo chineses e babilônios foram os primeiros povos a adotarem símbolos em sua linguagem, escrita e leitura de documentos e leis que constituíam os costumes e cultura das sociedades na babilônia por exemplo foi escrito no ano 825 d.C em Bagdá um exemplar matemático intitulado como : "Hisab al-jabr w'al muqabalah "em quanto na China a mais ou menos 3000 a.C foi escrito o primeiro livro considerado o pai de todos os livros por historiadores o I-Ching de Hexadrama escrito em capa dura e escrito a mão pelo Senhor ancião Fu Hsi que viveu entre (2500 -?2432 a.C ) acreditam alguns historiadores que Fu Hsi foi o patrono dos símbolos e caracteres. EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS A psicopedagogia moderna nos proporcionou ao longo dos séculos XX e XXI, uma forma organizada de conhecimento de leitura e escrita como também foi de suma importância para a organização da sociedade como deveres e afazeres, a educação de uma criança até a fase adulta se forma através de símbolos é escrita que permitem eficácia no desenvolvimento intelectual humano. 

CONSTRUTIVISMO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A FASE ADULTA PIAGET.

 Uma das teorias mais importantes na educação a teoria do construtivismo, que surgiu no século XX, pelo biólogo e filósofo Suíço Jean Piaget observando o desenvolvimento físico,e psicológica da criança, Piaget observa a fase natural do desenvolvimento fisiológicos para a primeira fase da vida. A percepção do universo para a criança se baseiam nos cinco sentidos para os seres humanos: Ofato, paladar, Audição, Visão e tato às percepções são palpável a realidade universal de toda a natureza perceptíveis a uma criança em formação intelectual. Ao perceber o desenvolvimento da fala e manipulação de objetos observa-se que a criança está moldada para adquirir leitura e escrita no aprendizado da formação intelectual através de uma junção silábica de compreender a leitura se assemelhando-se com percepção natural. Por exemplo a palavra Ca-Cho-rro. ..se a palavra foi escrita em forma silábica e lida para a criança ela vai usar sua percepção natural das coisas por ter observado vários cachorros em seu cotidiano os primeiros caracteres são as letras, C,A,C,H,O,R,O,....com as letras memorizadas os símbolos são a percepção de forma de escrita adquirido pela criança. DESENHOS E SÍMBOLOS O filósofo Piaget, percebeu também que o desenvolvimento infantil de desenhar que as crianças têm na sua formação educacional de figuras uma percepção de linguagem de escrita ao desenhar paisagem, animais, pessoas e família, essa forma de arte manifesta o sentido de transmitir uma mensagem através de figuras ela escreveu suas emoções em uma simples folha de sulfite. Para Piaget a primeira manifestação de escrita é o desenho. DESENVOLVIMENTO DOS 4 AOS 16 ANOS. Aos 4 aos 16 anos o conhecimento dos símbolos numéricos geram estranheza nas crianças na fase de aprendizagem social que usam letras ou números a formação da linguagem através de símbolos é incentivar a formação de uma língua,palavra ou conjunções verbos e pronomes sujeitos ou predicados.,a formação neurolinguistica da criança é prepará-la para o desenvolvimento do intelecto,permitindo a integração na sociedade. O desenho a linguagem formal toma uma forma simples e eficaz que possibilita agora a interpretação de textos e a compreensão mais aguçados de livros de leitura a livros didáticos, ao preenchimento de uma ficha,ou a assinatura de um documento; as leis, livros,arte ,ciências e filosofia, nos propôs uma formação educacional avançada e eficaz na nossas vidas.




 

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